(0) (0)
geral@localproperties.pt

Saiba como pode poupar na conta elétrica da sua casa

Saiba como pode poupar na conta elétrica da sua casa

A conta da eletricidade é uma das principais despesas das famílias, sendo geralmente, a mais cara. A variação dos preços da energia, bem como o uso descuidado da eletricidade, podem fazer com que a fatura da eletricidade aumente bastante.

 

Para evitar sustos com as contas de energia, a Selectra, que ajuda os portugueses a pouparem nos seus serviços em casa, através da comparação de tarifas de energia, juntamente com a Local Properties elaboraram um conjunto de conselhos e dicas para reduzir a conta de luz ou compensar o aumento do valor deste bem essencial em todas as casas.

 

Como poupar eletricidade em casa?

 

  1. Usar lâmpadas LED

 

Uma operação simples e económica para poupar na conta de luz também envolve a substituição das lâmpadas halógenas da casa pelas LED. Além disso, vale a pena trocar lâmpadas ou extensões elétricas por iluminação de teto com sistema de LED. Iluminarão mais as divisões e o seu consumo será sempre muito menor.

 

  1. Investir em eletrodomésticos eficientes

 

Quando se trata de renovar os eletrodomésticos, é aconselhável analisar detalhadamente o seu nível de consumo e eficiência energética. Vale a pena gastar um pouco mais em modelos mais atuais para reduzir as faturas de energia desde o primeiro dia. Uma medida muito aconselhável na compra de frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar e secar ou equipamentos de ar condicionado e aquecimento. São dispositivos que são utilizados por longos períodos de tempo, com um consumo permanente.

 

Saiba ainda que os eletrodomésticos mais eficientes estão classificados com as várias etiquetas energéticas, que informam o consumidor do nível de eficiência desse equipamento. As classes vão desde a classe A, a mais eficiente, que se apresenta com a cor verde até à letra G, cor vermelha e a menos eficiente.

 

  1. Ciclos de lavagem a frio e carga completa

 

Sempre que possível, as lavagens de roupa e loiça devem ser realizadas a baixa temperatura ou a frio (30ºC). Além disso, as cargas completas são importantes, pois quanto mais roupa na máquina de lavar com um programa, menos lavagens realizaremos e menos consumo se realiza. É quase impossível falar em eficiência energética, sem falar na poupança de água. Portanto, é recomendável agrupar as roupas para lavar. Assim também faremos um consumo responsável de água.

 

  1. Analise a sua fatura

 

Com a fatura na mão, deve verificar a potência contratada, e caso a possa reduzir e ao mesmo tempo manter o uso regular dos equipamentos conectados à eletricidade em casa, é aconselhado, já que conseguirá baixar custos. A maior parte dos clientes têm uma potência contratada superior à necessária.

 

Por exemplo, se tiver aquecimento a gás ou se apenas duas pessoas vivem numa casa, não será necessária uma potência tão alta, e à partida, a potência de 3,45 kWh pode ser suficiente.

 

  1. A função “Stand by”

 

O stand by ou o modo de espera (aquela luz vermelha que fica sempre ligada mesmo quando não se usam aparelhos elétricos) pode representar um aumento anual da energia elétrica que se consome. A opção mais simples é desligar completamente o equipamento, mas também podem ser incorporadas extensões elétricas com um interruptor manual ou mesmo Wi-Fi para desligar o equipamento de forma instantânea.

 

  1. Luz exterior

 

Em espaços como terraços, também podem ser instalados focos com painéis solares. O mercado já oferece diversos modelos em conta e com uso prolongado de horas sem luz.

 

  1. Painéis solares

 

A instalação de painéis solares de autoconsumo também está a ganhar terreno. Nos dias de hoje, já começa a ser mais comum a colocação de painéis solares que absorvem energia solar, e que consegue abastecer uma casa inteira. Isto faz com que se deixe de depender da rede energética convencional e a reduzir as contas de energia.

 

 

 

 

O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais