(0) (0)
geral@localproperties.pt

“Cláusulas Covid-19” nos contratos de arrendamento

“Cláusulas Covid-19”  nos contratos de arrendamento

Com o surgimento da pandemia Covid-19 têm sido várias as atualizações legislativas na área imobiliária e, em especial, no domínio do arrendamento, que assistiu à multiplicação de normas de exceção, criadas sobretudo de forma a proteger os arrendatários em situação vulnerável. 

Se antes da pandemia Covid-19 já era extremamente importante ter um bom contrato de arrendamento, atualmente, atento o número de legislação aplicável e a volatilidade que atravessamos, revela-se uma questão ainda mais premente.

 

Contrato - um escudo de proteção

Temos assistido a um aumento de preocupação de inserção de cláusulas específicas em contratos de arrendamento, de forma a prevenir situações que possam voltar a ocorrer, como o confinamento generalizado.

De facto, as preocupações das partes podem ser reduzidas se, com recurso a um advogado, forem inseridas nos respetivos contratos de arrendamento uma espécie de “Cláusulas Covid”, que prevejam as situações específicas relacionadas com a pandemia que são importantes acautelar.

 

Vantagens de incluir este novo tipo de cláusulas para senhorios e inquilinos

Essas cláusulas podem permitir, ao abrigo da liberdade contratual das partes, por um lado, que o arrendatário tenha uma maior flexibilidade, em caso de precisar de cessar o contrato rapidamente (por exemplo, no caso de estudantes, ou trabalhadores em mobilidade), ou por outro lado, que o senhorio possa acordar antecipadamente a forma de pagamento da renda, a sua redução ou condições de mora, contribuindo para a redução da probabilidade de incumprimento do contrato.

O mesmo raciocínio fundamenta a celebração de contratos de arrendamento de curta duração, atento o crescimento do interesse numa mudança de casa temporária, que tenha melhores condições para um confinamento, e a descida dos preços do arrendamento temporário.

Em ambos os casos, a elaboração de um bom contrato de arrendamento, com a inserção de cláusulas específicas relativas à situação pandémica que atravessamos, pode promover a manutenção das relações contratuais e definir uma situação equilibrada para ambas as partes, ressalvando-se, contudo, que nenhuma das medidas previstas pode conferir menor proteção ao arrendatário do que aquela prevista na lei, pelo que o ideal será sempre recorrer a um advogado.

 

Veja aqui o artigo completo:

Idealista

 

O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais